As Aventuras e Desventuras de uma Pequena Gota de Água
Entidade Promotora: Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação
Coordenação do Projecto: Carla Lourenço, Carla Midões e Cristina Antunes
Colaboradores: Fernanda Silva, Soraia Matos e Teresa Sousa
Introdução |
No âmbito das ciências da natureza, a água é uma temática que atrai alunos de todas as faixas etárias, estando presente ao longo de toda a escolaridade. É impossível imaginar um tipo de vida que dispense o uso da água.
Com este projecto pretende-se familiarizar os alunos para várias questões relacionadas com a água, nomeadamente as formas sob as quais existe na natureza e os fenómenos em que está envolvida. Recorrer-se-á ao ensino experimental e a novas tecnologias para que, de forma prática e lúdica, os alunos apreendam o significado e a importância dos recursos hídricos e tomem consciência das boas práticas de utilização da água, de forma a diminuir o desperdício e a contaminação provocada pelo Homem. |
 |
 |
Recursos Disponíveis:
– CD multimédia
– Guião de introdução teórica
– Fichas de actividades
– Protocolos experimentais para o pré-escolar
– Protocolos experimentais para o 1º ciclo
– Posters temáticos. |
Objectivos |
Com este projecto pretende-se:
 |
Dar a conhecer os vários conceitos e fenómenos relacionados com a temática da água, mediante a utilização de actividades prático-experimentais e meios audiovisuais, entre outras; |
 |
Proporcionar a oportunidade de conhecer, viver e sentir o dia-a-dia do trabalho num laboratório e familiarizar as crianças com metodologias científicas; |
 |
Incentivar atitudes e capacidades de análise, reflexão e discussão de ideias e resultados a partir de experiências, actividades dramáticas e actividades pedagógicas; |
 |
Contribuir para uma educação capaz de formar cidadãos decididos, reflexivos e responsáveis com o meio ambiente, incutindo valores de preservação ambiental. |
Acções |
Planeamento, Elaboração e Aquisição de Material de Apoio
Esta fase envolveu:
 |
Reuniões com os professores responsáveis das escolas participantes para aferir a abordagem da temática do projecto, a complexidade das actividades experimentais e a calendarização das visitas; |
 |
Reuniões com o parceiro da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa para definição da estrutura e conteúdos de um CD interactivo intitulado “As Aventuras e Desventuras de uma Pequena Gota de Água”; |
 |
Elaboração de material didáctico diverso, nomeadamente, o PowerPoint Show de apoio à introdução teórica apresentada e o guião distribuído aos alunos; |
 |
Preparação das actividades experimentais e respectivos protocolos; |
 |
Concepção de um jogo de dramatização que facilitasse a aprendizagem e contextualização os alunos no Ciclo da Água e condicionantes a que está sujeito; |
 |
Aquisição de equipamentos e material para fornecer às escolas; |
 |
Preparação dos espaços físicos para as actividades desenvolvidas. |
Actividades Desenvolvidas
Esta fase envolveu a visita dos alunos das escolas participantes, ao Centro de Dados Geológico-Mineiro, para participarem nos 4 blocos de actividades do projecto:
 |
Introdução teórica no auditório do Instituto, recorrendo-se ao visionamento de um PowerPoint Show; |
 |
Realização de um jogo – Water Paper, onde os alunos assumiram o papel de uma gota de água a viajar através do Ciclo da Água; |
 |
Realização de experiências que reproduzem os principais fenómenos que ocorrem no Ciclo da Água; |
 |
Interacção com um CD multimédia sobre a temática da água. |
|