Skip to content

Dossiers Temáticos

Vulcanismo

O vulcanismo é o conjunto dos processos através dos quais se dá o derrame de lava, gases e outros materiais ( piroclastos) à superfície, provenientes do interior da Terra.

Pode ser classificado em vulcanismo primário e vulcanismo secundário, sendo o primeiro referente ao evento vulcânico principal, associado aos vulcões, e o segundo às restantes manifestações vulcânicas, tais como, géisersfumarolasnascentes termais, etc..

O vulcanismo primário:

Vulcões

Os vulcões são aberturas na crusta terrestre por onde se dá o derrame de lava, cinzas, vapor de água e outros gases, vindos do interior do planeta. São constituídos pelo edifício principal ou cone vulcânico, cratera e chaminé. Por vezes, pode existir um cone adventício ou secundário, com a sua chaminé e cratera, mas alimentado pela conduta principal.

O edifício principal ou cone vulcânico é construído à custa dos materiais que vão sendo derramados à superfície e vão fazendo “crescer” o vulcão.

Quando a actividade vulcânica é extinta ou quando os vulcões estão adormecidos, é frequente que se formem lagoas nas suas crateras, à custa das águas das chuvas. Estas lagoas, denominadas caldeiras, formam-se quando se dá o colapso ou abatimento da parte superior do cone vulcânico, como resultado do esvaziamento da câmara magmática se, após a erupção não voltar a haver recarga da mesma. Desta forma, a falta de pressão exercida pelo conteúdo magmático causa a insustentabilidade do edifício e consequente colapso. As caldeiras podem ter variadas dimensões e a forma delas tende a ser circular ou elíptica, à semelhança da cratera vulcânica.

Em Portugal nos arquipélagos, encontram-se belos exemplos disso. Algumas destas caldeiras, localizam-se na ilha de S. Miguel, Açores.

Vulcanismo fissural

O vulcanismo fissural ocorre a maior parte das vezes associado ao vulcanismo principal. É uma forma de expulsão de lava, que consiste no seu derrame através de fissuras (ou fracturas) à superfície e não através de um vulcão.

Vulcanismo submarino

Os vulcões não ocorrem apenas à superfície (vulcanismo sub aéreo), mas também debaixo de água (vulcanismo submarino). Quando os vulcões “nascem” nos fundos marinhos e o seu topo atinge a superfície ficando fora de água, formam-se as ilhas vulcânicas.

Localização dos vulcões no planeta

A distribuição dos vulcões não se dá ao acaso. A maioria encontra-se na dependência dos riftes e das zonas de subducção, ou seja, estão maioritariamente dependentes das zonas orogénicas. Isto é, os vulcões activos localizam-se preferencialmente ao longo das zonas de fronteira de placas.

As ilhas vulcânicas, como é o caso do arquipélago do Havai e Açores, entre outros, consistem em vulcões submarinos associados a hotspots (ou plumas mantélicas).