1 – O que é a água?
A água é uma substância formada por partículas minúsculas chamadas átomos, que agrupados formam moléculas. A molécula de água é formada por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio. É por isso que na fórmula química da água, aparece sempre um 2 pequenino a seguir ao H.
Uma única gota de água é constituída por biliões de moléculas de água!
1.1 – Os estados da água
A Água no estado sólidoA água muda de estado físico com a variação da temperatura e da pressão.
A Água no estado líquido
As transformações da águaPrincipais fenómenos do Ciclo da Água
À pressão normal:
Fusão: Passagem do estado sólido para o estado líquido. Um exemplo de fusão é o gelo a derreter, quando a temperatura da água aumenta acima de 0ºC. Também pode ocorrer fusão da água quando há diminuição da pressão.
Evaporação: Passagem do estado líquido para o estado gasoso. A evaporação é um fenómeno que ocorre muito lentamente e à temperatura ambiente. À medida que a água é aquecida pelo Sol, as moléculas superficiais ficam mais activas, vencem as forças atractivas entre elas e evaporam para a atmosfera sob a forma de vapor invisível. Cerca de 80% da evaporação provém dos oceanos. Os restantes 20% provêm de águas interiores e da vegetação. Atenção que a passagem da água para o estado gasoso pode dar-se à temperatura normal (evaporação) ou a temperaturas elevadas (ebulição).
Solidificação: Passagem da água do estado líquido para o estado sólido. Para que isso ocorra, é necessário que haja diminuição da temperatura ou aumento da pressão.
Condensação: Passagem da água do estado gasoso (vapor de água) para o estado líquido. Geralmente, a condensação ocorre na atmosfera, quando o ar quente sobe e arrefece. Como resultado, o vapor de água condensa formando-se as nuvens. Mais tarde, esta água cai sob a forma de chuva (precipitação). A neblina é outro exemplo de condensação.
Sublimação: Passagem do estado sólido directamente para o estado de vapor.